segunda-feira, 10 de março de 2014

Entrevista - Ayres Monteiro (Talento Perdido)



Olá amigos,

Mais uma entrevista, mais um amigo que disponibilizou-se a responder a algumas questões.
Como sempre quero dar a conhecer historias de vida, pessoas que tem o futebol como sua paixão, como seu modo de vida.
Ao longo dos anos, conheci muitas pessoas, com algumas fiz boas amizades. Joguei com grandíssimos jogadores, e vi muitos com grande potencial a ficarem pelo caminho, muitas vezes lamentava não ter algumas das suas características (velocidade, habilidade, capacidade física, etc...), pois teria sido TOP.



Ayres Monteiro é um desses jogadores que tinha um potencial enorme. Recordo-me a primeira vez que o conheci, estava eu a treinar no Casa Pia, e houve um jogo contra os juniores, e lá estava um miúdo alto, forte, rápido, lutador, sempre a gritar (era o capitão de equipa), e dizia: "bora lá malta, estes gajos não jogam nada...". O Atrevimento deste miúdo para com a equipa Sénior, deixou-me intrigado.... Estava o Casa Pia na segunda divisão B, com jogadores como Yannick Djaló, Fernando Ferreira, etc.... Facto é que os Juniores estavam mesmo a dar um "chocolate"... e esse miúdo não se calava : "... não tenham medo, pé por cima...".
Naturalmente subiu aos seniores, e  lidei de perto com este miúdo atrevido. Um jogador com um potencial brutal, fisicamente fortíssimo... mentalidade de um guerreiro.... mas também um rebelde, por vezes conflituoso. Tinha característica muito similares a Drogba, mas o Ayres não gostava do jogador nessa altura, mais tarde teve que se render á classe do capitão da Costa do Marfim.
Tentei compreender a pessoa, tentei ajudar a transformar toda a sua rebeldia em coisas positivas. Gastei muito tempo a conversar, e a tentar direcciona-lo. Infelizmente as coisas não correram como eu gostaria, e como ele também gostaria, ficou uma boa amizade entre nós.



É mais um dos talentos perdidos... Fica aqui um pouco da sua historia:



S- Nome, Idade, Profissão
AM- Aires Monteiro, 26 anos, Empregado Mesa


S- Clubes que representaste?
AM- Casa Pia A.C, Rio Maior, Marítimo Graciosa, Satao, Portosantence, Bragança, Mirandela, Fabril, Alcochetence.

S- O que representa o futebol para ti?
AM- Na verdade Já representou mais.. Mas quando Jogava sentia-me privilegiado  por ser pago para fazer o que mais amo..!!

S- Formado pelo Casa Pia, explica-me o que é ser Casapiano?
AM- Ser casapiano é para alem de jogar no Clube.. Estudar na escola, os intervalos queimados a jogar a bola no ringue, as aulas que deixávamos passar, o jogar no Clube era o complemento do espírito que vivíamos durante o dia na escola. Se  podia-se falar de mística essa era a mística.. Sairmos todos juntos da escola para ir treinar. Outros tempos. 

S- Durante os anos que passaste no Casapia, quem foram as pessoas que marcaram na tua formação?
AM- Todas as pessoas..!! Treinadores, dirigentes, adeptos.. Mas da minha geração se existe alguma coisa que não esquecemos de certeza é o chazinho de limão bem quente que o Tio César fazia e tomávamos ao intervalo dos jogos. Memórias...


S- Como foi a tua passagem para os Seniores, desafios, dificuldades?
AM- (risos) A minha passagem para os seniores foi normal.. Sempre tive oportunidades, a primeira vez que fui chamado para treinar com o plantel sénior ainda tinha 15 anos.. E no segundo ano júnior praticamente treinava e até era convocado. Assim que subi tive a felicidade de apanhar treinadores que gostaram de mim e apostaram. Tive uma altura complicada devido ao meu feitio, mas serviu para aprender... E aprendi.

S- Momento mais feliz da tua Carreira?
AM- Cada golo cada vitoria. Não tive a sorte de ter sido campeão.

S- Momento mais triste?
AM- Descida de divisão com o Casa Pia, a primeira da carreira, Lembro-me de chorar baba e ranho. 


S- O que fez te abandonar o Clube?
AM- Primeiro a conjuntura financeira  que se encontram a maior parte dos clubes.. 2 a motivação.. Foram muitos anos na luta poucas oportunidades, pernas cortadas, palmadas mas costas, promessas por cumprir enfim.. Coisas do futebol.. 3 e mais importante.. A minha Filha.!! Uma coisa é não receber 1/2 meses e estar sozinho sem responsabilidades outra e ter uma Filha pra dar o mínimo.


S- Chegaste a pensar em ser profissional do Futebol?
AM- Normal, a ilusão alimentou o sonho. Tanto sacrifício não seria possível se  não acha-se que um dia podia ter chegado lá.


S- Tiveste a jogar fora de Lisboa? Fala-me dessas aventuras! O que Correu bem e mal?
AM- Joguei fora de Lisboa e a diferença que encontrei principalmente foi a valorização do profissional, por outras palavras em Lisboa podes não treinar bem mas se o treinador gosta de ti jogas sempre. Por onde andei Tinhas de arrepiar caminho se não ficavas para trás.!! Foram os melhores anos da minha curta carreira.

S- A dada altura decides abandonar o Futebol, porquê?
AM- A principal razão foi a minha filha, precisava de um porto seguro(ordenado fixo), não posso dar ao luxo de não ter o que dar a ela. Nem que seja mínimo.



S- Estás arrependido dessa decisão?
AM- Não óbvio que não, não acordo todos os dias a pensar que vou fazer um sacrifício. Gosto do que faço. Estudei para profissão que exerço, e no somatório de tudo o resultado é sempre a minha filha.


S- Porque achas que não atingiste o patamar que achavas que podias chegar?
AM- lolol eu não acho que podia chegar a este ou aquele patamar. Lol. eu tinha a ilusão, o sonho de jogar uma champions na 1º ou 2º liga. Se não cheguei era porque não tinha de ser. Sei que as oportunidades que tive aproveitei. Dei o melhor de mim como sempre fiz, não me queixo nem lamento, se não ia viver frustrado a vida toda.


S- Sei que pensaste voltar a jogar, porque não aconteceu?
AM- Sim e ainda penso. Tenho 26 anos sou novo, a nível de hotelaria/restauração os horários são complicados não da para conciliar.
Mas respondendo directamente, jogar por 150€ não e muito motivante.


S- Formado no Casa Pia, porque não voltaste a relançar a tua carreia lá?
AM- Casa Pia esta muito diferente, aquele clube familiar que existia já não existe, verdadeiros casapianos não existem no plantel principal (Ex-alunos/jogadores).
As pessoas que lá estão não as conheço mas digamos que não tenho as melhores referências das mesmas. Não me dou com pessoas que não me conhecem e falam mal de mim!! (Futebolisticamente)


S- Fala-me de 2 ou 3 jogadores que conheças que poderiam jogar a um nível superior?
AM- Epa 2 ou 3?? Não quero ser injusto, mas digo-te que 80% dos jogadores com quem tive o prazer de jogar tinham qualidade para jogar a um nível superior..!! 
Só um aparte, tive um de muitos grandes amigos da bola que me dizia: "Ayres há jogadores que jogam na 1Divisao e não jogam na 3divisao, outros que não jogam na 3º mas jogam na 1º"... É tudo uma questão de oportunidade..!! 




S- Abração

AM- Grande abraço foi um prazer.!! ;)



Sem comentários:

Enviar um comentário