sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Entrevista a Zinho ( Capitão do Casa Pia)

         

Começa este Domingo o campeonato da 2º Divisão B, e falei com Zinho (Casa Pia).
Tinha acabado de descer de divisão pelo CasaPia, prontifiquei logo a ficar para recolocar o clube no lugar onde merecia estar, essa época na divisão de honra foi das mais giras que tive, para além de no final ter subido de divisão e ser campeão, vencemos a primeira edição da Super Taça, mas o que deixou mesmo marcas, foi o grupo fantástico que tínhamos, um desses elementos  era o Zinho, acabado de chegar dos juniores, magro, aparentemente frágil, tímido, muito respeitador, um miúdo tranquilo. Naquela corrida inicial do treino, lá ia eu na parte de trás, e lá ia com alguma Malta mais velha na conversa, mas ia muitas vezes com os miúdos, o Zinho era um dos miúdos que muitas vezes lá estava a correr a meu lado, a rir das conversas, a falar, a apreender, e foi logo das coisas que gostei nele, para além de ser boa pessoa e respeitador ( sim, existe muitos miúdos que não respeitam os mais velhos ) , era daqueles que gostava e queria muito aprender, sempre disponível para ouvir uma dica, sempre a querer apreender mais e a evoluir mais. Como é natural, esta atitude inteligente, fez evoluir de uma maneira "estúpida" a cada ano, a maturidade revelada fez-lhe cedo um dos capitães dos gansos, sendo atualmente o capitão de equipa. A braçadeira esta muito bem entregue! Como jogador, pode jogar em qualquer lugar da zona defensiva, podendo dar uma perna como médio defensivo. Jogador bravo, de garra, inteligente, forte taticamente, e leal, sei bem que podia e tem condições para jogar a um nível mais elevado, mas também sei o motivo de estar no seu canto de Pina Manique!  A entrevista feita a este amigo que admiro fala por si!


S- Nome, idade, posição?
Z- José Fonseca mas no futebol sempre fui conhecido por Zinho, tenho 25 anos e sou lateral esquerdo apesar de fazer qualquer posição da defesa.



S- Clubes que representaste?
Z- O meu primeiro clube foi o Sporting Clube de Portugal, tive uma breve passagem no Operário de Lisboa e o Casa Pia Atlético Clube.

S- O que representa o Futebol Para ti? 
Z- Futebol para mim é sem dúvida uma paixão, estilo de vida. Dou por mim a acordar, viver e adormecer a pensar no futebol. Um dia que me afaste desta vida que tenho à tantos anos sem dúvida que me custará muito.

S- O que faz com que estejas tanto anos no Casa Pia?
Z- Sinto me em casa, feliz e respeitado sem dúvida que são esses os grandes pilares que me sustentam todos estes anos com esta camisola. Quem passa pelo Casa Pia sente que este é um clube diferente, um clube com uma grande história, tradição e onde todas as pessoas têm uma grande ligação e proximidade.

S- O que sentes ao ser o capitão do Casa Pia?
Z- Sinto um imenso orgulho, prazer mas ao mesmo tempo uma responsabilidade de ser capitão de um clube histórico como é o Casa Pia, pudendo assim fazer parte da sua historia. Sendo um clube que ao longo dos últimos anos tem passado alguns problemas econômicos, e devido a isso existe a necessidade de apostar em jovens jogadores da casa e jovens com potencial, tenho um papel importante e preponderante na evolução desses jogadores como atletas e homens, o que para mim me deixa muito orgulhoso quando eles conseguem alcançar outros patamares.


S- És jovem, sei que já tiveste possibilidade em sair, o que te fez ficar? Pensas que vais sair? Gostavas de sair? Tens sonhos ainda no futebol?
Z- Sempre fui uma pessoa com os pés bem assentes na terra e todas as minhas decisões foram a pensar no meu futuro, não daqui a 5 anos mas daqui a 10 ou 15. O Futebol pode ser uma paixão, um estilo de vida mas também é uma mentira para a vida de muitos jogadores que sonham em ser profissionais, viver do futebol e ganhar milhões. Apenas 5% dos jogadores das camadas jovens conseguem ficar no plantel sénior do seu clube, e apenas 2 ou 3% conseguem ir para outras paragens, o que leva a que uma grande percentagem deixe de jogar ou vá para clubes sem perspectiva futura, e ai acabam os sonhos. Hoje em dia é quase impossível viver do futebol, apenas jogadores da 1ª liga e alguns clubes da 2ª conseguem dar essas condições aos atletas todos os restantes campeonatos pagam pouco e a más horas. Existem muitos jogadores que se sujeitam a ganhar bons ordenados mas sem contratos de trabalho o que me leva a pensar o que vão fazer quando tiverem 35 anos? Estiveram a trabalhar 18 anos da sua vida sem fazerem qualquer tipo de descontos, a pensar no seu futuro. São opções de vida sem duvida, e isto não são criticas, já me criticaram por não correr atrás dos meus sonhos, mas sem dúvida que preferi pensar no meu futuro de uma forma diferente.
É verdade que tive algumas ocasiões de sair, algumas coisas melhores outras que poderiam ser uma aventura mas optei com investir a minha vida no meu trabalho e conciliar com a paixão que é o futebol. Ter um trabalho hoje em dia é quase uma dádiva, e graças a deus não me posso queixar do que sou e tenho hoje dai se calhar não ter arriscado mais no futebol.
Tenho a ambição de ficar ligado ao futebol no futuro, quem sabe como dirigente ou mesmo treinador mas sonho continuar ligado a esta paixão.


S- Pensas em terminar a tua carreira no Casa Pia?
Z- Sinto me bem neste momento no Casa Pia e com a estrutura que tem neste momento, não sei como será nos próximos anos, as pessoas passam e o clube continuará a existir, veremos o que o futuro me reserva mas não excluo essa possibilidade, embora seja quase impossível em Portugal existirem jogadores a fazer carreira em apenas um clube, quase que existe um Tabu por não experimentar algo novo e diferente, eu não sou desse opinião. Creio que as pessoas devem estar onde de sintam felizes, realizadas e aceites, caso existam esse pilares porque não estar num clube todos esses anos?

S- Já tiveste varias subidas, qual foi aquela que te marcou mais?
Z- Sem dúvida que foi a subida de divisão para a 2ªB quando fomos Campeões de Série da 3ª série E. Foi um ano onde tínhamos um plantel recheado de grandes valores onde muitos jogadores conseguiram atingir níveis incríveis que os ajudaram inclusive a ir para outros patamares. Garantimos a subida com muitas jornadas de antecedência mas apenas o titulo de campeão na ultima jornada e ultimo segundo o que nos deu ainda mais prazer.

S- Esta época estão numa serie que não é fácil, qual são os objetivos? Onde podem chegar? É possível sonhar com a subida a II liga?
Z- Sem dúvida que é uma série bastante competitiva, com clubes locais e planteis recheados de bons jogadores onde todos os intervenientes se conhecem uns aos outros. O nosso objetivo passa sem dúvida pela manutenção, mas existindo duas vagas para assegurar desde já essa manutenção e termos hipótese numa segunda fase de jogar contra equipas diferentes, o nosso grande objetivo é andar pelos lugares cimeiros. O Casa Pia é um clube com uma mentalidade ganhadora pelo que sonhamos sempre com outros patamares embora na minha opinião o clube não tem ainda estrutura para ir para as ligas profissionais.
  
S- Quais são as equipas que são candidatos a subida?
Z- Creio que o Oriental arranca como o grande favorito a um dos dois primeiros lugares, desde logo pelo seu orçamento, plantel e por trabalharem como profissionais. A outra vaga creio que pode ser discutida por várias equipas entre elas o Casa Pia, sendo a primeira fase tão curta com apenas 18 jogos não basta ser o melhor, sem duvida que o mais regular irá agarrar essa oportunidade.


S- Estás a vários anos no clube, e com o mesmo treinador? Como defines a tua relação com ele? O que achas sobre o facto de estares a ser treinado pelo mesmo treinador a tanto tempo, tanto a nivel pessoal, como para o próprio clube?
Z- A minha relação com o Mister José Viriato é excelente quer a nível pessoal quer a nível profissional, e é esta grande proximidade que existe no Casa Pia que faz de todos nós uma família. Esta proximidade entre equipa técnica, jogadores e capitão é extremamente importante para que possa existir o elo de ligação entre as ideais o treinador e o balneário. Considero que um clube só tem a ganhar mantendo o mesmo treinador por vários anos desde que este é claro consiga os objetivos propostos pela direção. O mesmo acontece com o Mister José Viriato, o clube nestes últimos anos tem mantido a aposta e é um treinador que já conhece os cantos à casa, tem um método e ideologia de jogo implantada à vários anos o que torna mais fácil a todos os jogares que chegam de novo e aos já existentes.


S- Diz-me o nome de 2 ou 3 jogadores que encantaram-te jogar ao lado deles?
Z- É injusto falar em 2 ou 3 jogadores e não falar de 10 ou 15, posso falar o Zeca, Pedro Santos e Salomão que foram dos jogadores com maior potencial com quem tive a oportunidade de jogar e ajudar mas sem dúvida quem me marcam também jogadores mais velhos com quem tive a oportunidade de crescer, aprender e enriquecer todos os meus valores como Sahib Santiago, Helder Lemos, João Canha, Milton, Gonçalo Marques, Alexandre Crespo entre outros. Foram sem dúvida jogadores que contribuíram muito para ser quem sou hoje em dia.


S- Volto a pedir também a ti, que me digas 2 ou 3 jogadores, e posições dos mesmos, que ainda estão no anonimato, mas que tem potencial para jogar ao mais alto nível.
Z- Acho que é de opinião pública e recorrente a falta de oportunidade que os jogadores Portugueses têm em jogar no seu próprio País, pela experiência que tenho em jogar todos estes anos nos campeonatos nacionais é impressionante a quantidade e qualidade de vários jogadores que tenho tipo a oportunidade de jogar como meus adversários e também partilhado o balneário. A falta de oportunidades é constante e por vezes aflitiva por chegas ao ponto de dizer como é possível aquele estar ali e este não. O Casa Pia é um bom exemplo disso, temos um plantel muito jovem e com grandes valores que basta terem uma oportunidade que certamente não a desperdiçarão, aconselho a acompanharem de perto o Wilson Kennedy (Extremo/AV), Miguel (GR), João Coito (MD), Faísca (Extremo/Médio Interior), Vitor (LE), Tiago Mendes (Extremo), poderia dizer mais porque qualidade existe muita é preciso sim apostar nela.


S- Obrigado! Grande abraço e boa sorte para os teus objetivos pessoais e profissionais, estamos Juntos!!


Sem comentários:

Enviar um comentário