segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Entrevista a Zeca ( Panathinaikos )










Tenho prazer de falar de mais um amigo, mais um jovem talento que tive a oportunidade de ver crescer no Casa Pia, e de alguma forma dar o meu apoio. Como pessoa é 10 estrelas, amigo, humilde, leal, tudo de bom, como jogador, a meu ver, sempre foi um médio box-to-box, defende e ataca com a mesma qualidade, a sua disponibilidade para o jogo é tremenda, com uma atitude competitiva exemplar, tecnicamente e tacticamente de qualidade acima da média, por esse motivo faz várias posições com facilidade. Treinava muito bem, ouvia e assimilava rapidamente tudo o que lhe diziam, e não tinha problema nenhum em chegar para os mais velhos e pedir uma ajuda, uma dica, é claro que com esses atributos todos, é daquelas pessoas que crescem de dia para dia a olhos visto. O curioso disto tudo, é que o Zeca era o meu directo concorrente, ou seja, se eu jogava ele não jogava (já que Hélder Lemos era dono da posição de trinco, e o Milton como 2º médio estava a fazer provavelmente das melhores épocas da sua vida), e vice-versa, não existe ninguém que goste de ir para o banco, eu não fugia á regra, mas também tinha a noção do meu papel na equipa, era um dos mais velhos, e mais experientes na equipa, Zeca chegava ao seu primeiro ano de Sénior, capitão de equipa dos juniores, um jovem com muito talento á semelhança dos outros que subiram. Comecei a época como titular, mas fui alternando com Zeca a titularidade, nos jogos mais apertados estava lá dentro, os outros Zeca, acabando ele a época como titular ( mas tivemos também a oportunidade de jogarmos juntos), e como disse atrás, ninguém gosta de ir para o banco, mas confesso que quando vais para o banco e a pessoa que joga no "teu" lugar tem muita qualidade e joga bem, ficas conformado. Sei que quando era o inverso ele sentia o mesmo. Existiu respeito entre nós e uma amizade grande, onde não entrava a rivalidade. O Treinador tinha 2 bons médios e tinha que optar, sabendo que 1 tinha uma maior margem de progressão que o outro, não defendo que se tenha que dar o lugar aos mais jovens, eles sim devem lutar por eles, e justificar, e isso posso dizer que ele fez, tanto em treinos como em jogo. Tivemos uma época brutal, atingimos os objectivos, ficou a amizade, e a memória de um grupo fantástico que ainda hoje se reúne para matar saudades. Zeca merece estar onde está, e gostaria de ver de volta ao futebol português.



S- Nome, idade, posição?
Z- José Carlos Gonçalves Rodrigues, mais conhecido por "Zeca". Tenho 25 anos. Posição médio centro.

S- Clubes que representaste?
Z- Representei o Casa Pia Clube que guardo no meu coração, Vitoria de Setúbal e neste momento Panathinaikos.

S- O que representa o futebol para ti?
Z- O futebol para mim e muito mais que as pessoas possam imaginar, é a minha vida a minha maneira de estar, simplesmente é TUDO.

S- O que mudou na tua vida o facto de seres jogador profissional?
Z- Continuo a viver de maneira igual como fazia. Mudou que se tem mais responsabilidade, os jovens tenta seguir a tua maneira de ser, e por isso tens que ter outra forma de estar já que somos um exemplo.

S- Qual foi das primeiras coisas que fizeste quando começaste a ganhar como profissional de futebol?
Z- A primeira coisa que fiz foi ajudar a minha mãe e proporcionar uma vida melhor a minha família, mulher e filha.

S- O que sentiste quando assinaste o teu primeiro contrato profissional? Quando sentiste que irias fazer do futebol profissão?
Z- Assinei o meu primeiro contrato no Casa Pia aos 19 anos. Eu tinha uma vontade muito grande de ser profissional, mas comecei a sentir quando era miúdo porque esse era o meu sonho e na minha cabeça sabia que ia conseguir mas sabia que não era fácil.

S- Sei que a vida nem sempre foi um mar de rosas para ti, o que levas desses tempos difíceis da tua vida, para a vida que levas agora actualmente? Valores?
Z- Sim nem sempre foi fácil, mas penso que com muito trabalho, dedicacao, humildade e respeito e não passar por cima de ninguém para atingir um objectivo, penso que assim podes ganhar tudo o que te sempre sonhas-te. São esses os valores que aprendi .

S- Já jogaste em várias posições, onde preferes actuar?
Z- Eu sinto-me bem a jogar a médio centro , porque penso que as minhas características podem ajudar nessa posição, e porque foi assim que joguei maior parte da minha curta carreira .

S- Saltas do Casa Pia para o Setúbal, e de Setúbal para o Panathinaikos , são saltos significativos, fala-me que sentimentos tiveste nestes saltos?
Z- O salto para o Setúbal foi muito especial porque tinha uma vontade enorme de jogar na 1º divisao portuguesa e mostrar o meu valor, e nisso o Vitoria ajudou-me muito, foi uma montra . O salto para o Panathinaikos foi algo que não esperava , jogar num grande da Grécia, num grande clube europeu, em tão pouco tempo e jogar com grandes jogadores, foi um sonho .

S- Jogo mais fantástico que tenhas tido?
Z- Foi o ano passado, num jogo de conta o Xanti que tínhamos de ganhar para ir a liga Europa e só a vitoria nos interessava e fiz dois golos e uma assistência.

S- Ambiente mais motivador onde tenhas jogado?
Z- Já joguei em alguns estádios fantásticos como Porto, Sporting, Benfica e Tottenham , mas o mais incrível, é no estádio do Panathinaikos, consegues viver coisas incríveis, e os nossos fans com um amor pela equipa que e lindo de ver e de sentir.

S- Estádio mais intimidador onde tenhas jogado?
Z- Tottenham por ser contra uma grande equipa inglesa, é intimidador por isso mesmo, porque com a pouco experiência que tenho, é sempre difícil jogar naquele ambiente e com aqueles jogadores.

S- Situação mais caricata que viveste na bola?
Z- Foi num jogo Panathinaikos vs Olimpiakos, que o jogo terminou antes dos 90 minutos porque o ambiente no estádio estava difícil, algo que nunca tinha visto com "bombas ", os fans descontrolados e o árbitro acabou o jogo a faltar 15 minutos para o final e não podemos reatar o jogo.

S- Fala-me de algumas pessoas que te marcaram no futebol?
Z- Vou ter que começar pelo treinador do Casa Pia que apostou em mim e ajudou-me a estar onde estou hoje, depois Manuel Fernandes, treinador e antiga glória do Sporting que viu em mim algo que mais ninguém tinha visto ate aquele momento, e me ajudou a ir para a primeira liga, e professor Jesualdo Ferreira e que me ajudou muito, e se hoje sou um jogador melhor, e tudo o que tenho hoje no futebol foi devido a ele.

S- O que sentiste quando jogaste pela selecção nacional?
Z- Esse foi o maior orgulho como jogador, não consigo explicar e magico vestir aquela camisola cantar o hino nacional defender as tuas cores. É LINDO!  

S- Foi esse o teu momento mais alto da carreira?
Z- Penso que foram todos ate agora, porque depois do Casa Pia foi sempre a subir na minha carreira, por isso digo que foram todos, porque cada ano que passa dou um passo em frente. Mas sim foi muito importante para mim a selecção nacional é um orgulho.

S- É difícil jogar fora do teu pais, da tua terra? Do que sentes mais falta?
Z- Agora já não e difícil, estou num pais que gosto, e fui bem recebido, e com a minha família por perto sempre apoiar é mais fácil. Mas sinto falta dos amigos, comida e da família que deixei em Portugal. Mas a nossa vida é assim, e a minha mulher e a minha filha são muito importantes para eu estar bem.

S- Quais são os objectivos de época? Achas possíveis chegarem lá?
Z- Os objectivos neste clube passam por ganhar tudo em que estamos inseridos, é por esses objectivos que vamos lutar. Possível é, mas não e fácil .

S- Sei que Prof Jesualdo Ferreira ensinou-te muita coisa, fala-me do mister Jesualdo? Foi importante ter um treinador português na tua adaptação ao futebol grego?
Z- Sim! Foi muito importante porque quando cheguei não falava nenhuma língua só o português. E em termos de futebol foi muito importante como já disse antes, um grande treinador que já ganhou quase tudo, e é sempre bom trabalhar e aprender com os melhores, é uma pessoa que vou estar sempre muito grato pelo tempo que gastou comigo, a fazer-me melhor jogador e pessoa. Um grande homem!

S- Onde esperas chegar ainda no futebol?
Z- Eu nunca pensei estar onde estou hoje, sonhos tenho muitos, mas tou feliz aqui, e tudo o que acontecer que seja para melhor. Mas queria representar a selecção A de Portugal.

S- Para terminar, diz-me nome de 2 ou 3 jogadores que estão no anonimato, mas que achas que podiam estar a jogar ao mais alto nível!
Z- Eu não tenho acompanhado muito o futebol noutras divisões, e em Portugal só mesmo o Casa Pia, Mas penso Zinho jogador do casa pia e Pauleta jogador do Loures.

S- Abraço manolas! Obrigado!
Z- Obrigado eu maninho! Abraço e obrigado por te lembrares de mim.




Sem comentários:

Enviar um comentário