segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Entrevista - Paulo Oliveira ( Treinador S.C. Lourel)







Olá!

Minha primeira aventura fora do Clube Futebol Benfica. Tomada a decisão de seguir a minha carreira noutro clube, fui convidado pelo amigo e treinador José Grave para ir jogar no Atl. Cacém. Foi no clube de Sintra que encontrei um dos melhores grupos de trabalho, uma equipa totalmente nova, mas rapidamente nasceu uma forte amizade.
Estou aqui para falar de um desses amigos, Paulo Oliveira. Até hoje sempre que penso nele, penso na sua frase mítica "chamem-me El Pibe" (risos), dizia sempre que fazia um passe com "açúcar", ou algo mágico com o seu pé esquerdo. Jogava a defesa/médio esquerdo, dotado de uma boa qualidade técnica, jogar a seu lado era uma diversão. Nós tínhamos uma equipa muito engraçada, uns que batiam na bola (e ela chorava a sério), e outros que a tratavam por tu. Eu e o Paulo éramos do grupo que tratava a bola com carinho, ela saia do pé sempre a sorrir (risos), tivemos logo uma enorme empatia dentro e fora do campo.
Anos passaram, e agora é treinador do Lourel, já tive a oportunidade de jogar contra a equipa que orientava, posso dizer que tem a sua imagem, equipa competitiva, que procura jogar futebol, sempre com muita qualidade. Julgo que a escolha dos jogadores, segue também esse critério, tem que tratar bem a bola.



















S-Nome, idade, clube atual?
PO- Paulo Oliveira, 38 Anos, Sporting Clube Lourel.

Clubes que já treinaste?
PO- S.L.Benfica (Geração Benfica)Escolinhas.

S- Quando é que decidiste que ias ser treinador?
PO- Nunca tinha pensado em ser treinador, até um amigo me convidar para treinar, para ser sincero não gostei muito da primeira experiência como treinador, mas com o passar dos anos como jogador passamos a ver o treino de outra forma... ai sim decidi voltar repetir experiência.

S- Passas de jogador para treinador no mesmo clube, como foi essa mudança? Como é treinar jogadores que foram teus colegas? Como foi gerir isso?
PO- Foi uma mudança natural, primeiro tive 4 meses como adjunto do Mister Paulo Rocha e depois passei a principal; no meu ultimo ano como jogador era capitão e mais velho do grupo... já havia um respeito mútuo entre nós sendo assim não é difícil treinar antigos colegas de equipa, quando jogadores sabem separar o amigo do treinador torna tudo mais fácil. 

S- Estás á quanto tempo no Lourel? O que te faz manter este tempo todo no clube?
PO- 3 anos como jogador e 4 como treinador, o grupo de amigos que foi construindo ao longo dos anos.

S- Fala-me do clube, das pessoas, da cultura?
PO- É um clube solidário, acolhedor, cumpridor e responsável, com uma cultura não só virada para o futebol mas também para outras actividades e com grande actividade social na região.  

S- Lourel por norma está no grupo da frente, a que se deve isso?
PO- Deve-se á excelente organização do clube (direcção, posto médico, rouparia e formação de jogadores) e ao grupo de jogadores que se  vai mantendo ao longo dos anos.

S- Quais são os objectivos para esta época?
PO- A manutenção é principal objectivo.

S- Quando construíste o teu plantel, e sei que fizeste poucas contratações, era no intuito de atingir os mesmos objectivos ou superar?
PO- Sim, por norma mantemos a maior parte do grupo, mas os objectivos são os mesmos da época passada, a manutenção.

S- O que pensas desta nova competição?
PO- É um campeonato muito competitivo não só pela qualidade das equipas mas também pelo vários tipos e dimensões dos campos que se joga e com muitos derbis.

S- Quem são os principais candidatos á subida?
PO- Sacavenense- reforçou-se bem.
        Malveira- uma equipa pragmática.
        Povoense- uma equipa com muita dinâmica  e um bom treinador.
        Real- jovens com muito valor.

S- Como defines a tua equipa? E o seu estilo de jogo?
PO- Uma equipa humilde e trabalhadora. É uma equipa que gosta de ter bola. 

S- Dizem muitas vezes que as equipas jogam á imagem do seu treinador? Concordas? Lourel joga á tua imagem?
PO- Sim, Lourel joga à minha imagem, e concordo que as equipas são a imagem do treinador. Com o decorrer do tempo, porque numa primeira fase tem de ser o treinador adaptar se à equipa, e depois retirar maior partido das capacidades dos jogadores.

S- Quando preparas uma semana de treino, preocupas mais em preparar o jogo que vais disputar ou aperfeiçoar as capacidades da tua equipa?
PO- Como sabes a este nível não temos muito tempo nem muito espaço para treinar, mas tentamos trabalhar um pouco de tudo: capacidades-físicas, capacidades da equipa e preparar o jogo seguinte, ás vezes fazemos milagres.

S- Se pudesses reforçar um sector da tua equipa, qual seria?
PO- Sim, reforçava o meio-campo, porque é zona do campo aonde temos tido alguns problemas físicos.

S- Tens alguma história caricata como treinador para contar?
PO- Não, ainda sou novo nestas andanças.

Diz-me o nome de 2 ou 3 jogadores que podiam estar a jogar numa liga superior?
PO- Luisinho avançado do 1 Dezembro, Pipas médio-centro do 1 Dezembro, Tiago Francisco médio-centro do 1 Dezembro, Herlânder médio-ala do Sintrense.

Amigo estou sempre disponível para este teu projecto ter sucesso
um grande abraço
Paulo Oliveira

S- Obrigado e Abração (p.s- Estive quase a pensar em voltar ao activo quando vi os problemas no meio campo (risos) )

1 comentário: