
Olá amigos,
No meu curto percurso como treinador de futebol, grande parte da minha experiência tem sido nas camadas jovens. Ao viver essas experiências, percebi que muitas vezes aquela hora que dava treinos, era dos poucos momentos que estas crianças tinham para jogar futebol. Os jovens de hoje em dia tem poucas horas de bola, e falo bola porque era assim que falava quando era pequeno, jogar à bola. Esse termo faz cada vez mais sentido, pois jogar à bola é simplesmente brincar com a bola. Jogar na rua, entre os carros, jogar ao centros (cruzamentos), jogar à parede (muito joguei com os meus irmãos no nosso quintal... autênticos duelos.... sim partimos alguns vidros de casa... eheheheh) , jogar ao vira costas,etc... todos eram jogos que acrescentavam algo mais a nós.
Hoje vejo que a grande maioria dos miúdos,mesmo gostando de jogar à bola, a sua relação com bola deixa muito a desejar. Os melhores jogadores que passaram nas minhas mãos, são aqueles que continuam a usar a bola como seu principal brinquedo, são aqueles que continuam a ter mais horas de bola do que os outros.
Como treinador tento de certa maneira recriar um pouco esse tempo, não formatando demasiado os jovens, dando espaço para brincar com a bola, e relacionarem da melhor maneira com ela.
Deixo aqui um vídeo que o amigo Tiago Paixão ofertou-me :) sabendo logo que ia adorar. É assim que nascem os craques...... Numa Pelada!
Abraços and Enjoy!! This is Football!


Sem comentários:
Enviar um comentário