Olá amigos!
Este derbie ficou marcado pelo seu adiamento, pelos motivos que todos nós sabemos. Uma situação pontual, que pode acontecer em qualquer lado, motivou muita conversa, e muita risada por parte dos rivais.
Estive no estádio e lamentei o jogo não ter acontecido no Domingo, pois estava montado um ambiente brutal. Estava arrepiado, pois muito da beleza no futebol parte dos adeptos, de como vivem o espectáculo.
Infelizmente não foi possível haver o jogo, e sensatamente foi adiado o jogo para terça. O gozo foi enorme, exagerado, mas como a vida tem destas, o ultimo a rir, ri melhor.
Esta é a classificação que dou ao SCP, não existe nada de positivo a apontar. Eu quase que atrevia a dizer que não apareceram no jogo. Sporting foi uma nulidade, uma equipa para alem do banal. Não existe nenhum adepto leonino que consiga argumentar este jogo, e como a vida tem destas coisas, agora quem ri à grande são os adeptos encarnados:
Esta é a imagem que o SCP mostrou.
Ouvi muito sobre o jogo, falaram de tácticas, da ausência de W. Carvalho, dos erros de L. Jardim. Concordo com tudo, e discordo também. Facto a estratégia de Jardim não surtiu efeito, os jogadores Piris e Dier não foram nem de perto nem de longe substitutos à altura.
O que me deixou triste (como adepto do SCP, e como amante de futebol), foi ver uma equipa sem alma, sem atitude, sem garra, ausente de ideias, sem nada, e para isso não existe táctica que resista, nem estratégia. O que digo é que a responsabilidade não é somente do treinador, os jogadores tem a sua cota parte, e se as coisas não estão a correr como desejamos, eles continuam a ter duas pernas e dois braços e uma cabeça, podem e devem correr, os jogadores do SCP montaram cada um a sua tenda e ficaram a ver jogar. Tenho que retirar deste sono colectivo Adrien, e Heldon, mas 2 em 11 é quase nada.
A justiça da vitoria nem está em causa! Somente acho que nem o Benfica é essa máquina trituradora (como vi na época passada), e caso tivéssemos esse Benfica, o Sporting teria sido goleado de uma forma histórica. E o SCP nem é esta equipa de anjinhos, que não fazem mal a uma mosca.
A prova da justiça deste resultado, é as declarações dos responsáveis leoninos, tanto o treinador como o presidente não tiveram duvidas do que se passou em campo, era impossível conseguir justificar o injustificável.
Eu antes do jogo, tinha falado sobre a possível equipa do SCP, e achei que era o 11 correcto. O 1º erro de Jardim foi no posicionamento desses jogadores, ou seja, não tendo W. Carvalho e sabendo que teria que alterar o meio campo, ao deslocar o André Martins para a direita, originou duas mexidas no meio campo. Eu não tinha mexido no meio campo, para manter a identidade da equipa, mas teria sim deslocado Montero para a direita.
Montero que tem muita qualidade, mas pressionou o adversário com os olhos, deixou Fedja parecer Matic, raramente fez movimentos para desequilibrar, ou abrir espaços, montou uma tenda atrás de Slimani, e por lá ficou, foi presa fácil.
Dier estava perdido, sem saber quem marcar ou como ocupar espaços.
Gerson Magrão é uma anedota, na jogada do 2 golo, quem puder ver o jogo novamente, tem duas situações que a bola passa a frente do brasileiro, sem agilidade, sem rapidez, sem nada fica a "filmar" a bola, depois o resto foi trabalho do Super Enzo.
O SLB jogou o que é habitual, é notório que está em crescente de forma, eu estou convencido que quando um treinador encontra o seu 11 base, a equipa ganha com isso. Aquilo que acusei ao clube da luz, de estar a ser vitima de excesso de qualidade, neste momento esse problema já não se coloca, já foram feitas todas as experiências, e o melhor 11 do Benfica é este que atropelou o SCP. Tem depois Tacuara de volta, Ruben Amorim, Sulemani, e o esperado regresso de Salvio para melhorar ainda mais esta máquina. Não vi um Super Benfica, não fez um jogo do outro mundo, e isto é preciso estar bem ciente. Cimentou o seu lugar na tabela, reforçou o favoritismo para a conquista do titulo, poderá ter ferido a sério um candidato ao titulo ( candidato não assumido, mas que alguns já sonhavam), mostrou a toda a gente que não estão para brincar, a prova disso foi a forma como venceu o FCP e o SCP em sua casa, ambos vencidos sem Espinhas.
Todos os jogadores do Benfica jogaram bem, mas num plantel recheado de bons jogadores existe um que está a encher as medidas de todas as pessoas. Enzo Perez, nunca joga mal, nunca está ausente do jogo, nunca perde o foco. O que vi deste senhor em pleno estádio foi assombroso, pressão, gestão de jogo, correr com bola, driblar, fez de tudo, e tudo fez muito bem. O golo que marcou é de fazer levantar qualquer estádio, é craque, craque!
Para terminar, vitoria da única equipa que esteve em Campo!!
Resto da jornada é marcada pela vitoria do FCP em casa, mesmo não estando na sua melhor forma, o importante é ganhar, e neste momento está em segundo lugar. O Porto mesmo em semi-crise é um sério candidato ao titulo, se o Benfica relaxar, podem ter a certeza que o Porto estará lá.
Existe boas equipas, que podem ter uma palavra a dizer neste campeonato. Nacional da madeira confirma a sua candidatura aos lugares europeus, o Braga está em ascensão, o Estoril igual a si mesmo, e temos um Guimarães e um Setúbal que estão com equipas capazes.
Menos uma jornada, mas muitas incertezas... Será que o SLB apreendeu com o ano passado? Será o FCP capaz de lutar pelo titulo? Que SCP vamos ter daqui para frente? Quem desce? Quem conquista os lugares europeus? Quem será o melhor marcador?
Vamos ter de esperar....
Abraços

















Fantástica análise!
ResponderEliminar