sábado, 21 de setembro de 2013

Velhos são os Trapos






Hoje em dia, tenho uma luta, essa minha luta é contra alguma mentalidade que existe em Portugal, e falo propriamente da falta de respeito que tem para os mais velhos, neste caso dos jogadores mais velhos.
Durante a minha vida futebolistica, como jogador, sempre ouvi a conversa do PDI, um termo muito usado no mundo do futebol, a dada altura quando um jogador um pouco mais velho tinha uma lesão era atribuido a idade, bem achava piada, mas não ligava muito, tinha os meus sonhos, a minha ambição e nem ligava a muito a esse assunto. Até que me tocou a mim.... e infelizmente começei a ouvir esta conversa com 28 anos, estava numa equipa de jovens, e uma lesão já ouvia essa conversa essa boca, o que me ia na alma é uma outra conversa, que um dia irei escrever, mas posso vos garantir que das melhores fases em que me senti a jogar á bola, foi daí em diante, até terminar com 33 anos, e não deixei de jogar por falta de amor ao desporto, mas sim porque infelizmente o Futebol em Portugal está num estado lastimoso, e nos escalões mais baixos ainda pior, e das duas uma, ou mudava e andava também a brincar com o futebol, ou terminava mantendo alguma dignidade e respeito por aquilo que entendo que é este desporto, e pelos anos de vida que dei a este desporto, mas acreditem que me sentia com força para jogar mais uns 5 anos. Agora a conversa da idade, a conversa de indirectamente tentarem me reformar antes do tempo, foi das coisas que mais me aborreceu, sim perdemos algumas capacidades, mas sinceramente acho que também ganhamos muito.
Agora vejo uma situação que me deixa preocupado e triste, Ze Pedro que até á pouco tempo era jogador de 1º Liga, segundo li na entrevista, o menino andou á espera de um telefonema, e nada, esteve a treinar no Pinhalnovense e acabou por aceitar o convite do Alcochete,  vai jogar no distrital, ok tem 35 anos, já não é um miudo, mas acho que tem capacidade para ainda jogar numa 2º liga ou 2-b. Poderei nao ter as informações todas, mas já fizeram o funeral á carreira deste jogador.
o 2º caso que vou falar é sobre Lucho Gonzalez, e este sei, porque ouvi na televisão, varias pessoas já a tentar fazer o funeral a este craque, um jogador de altissimo nivel, que tem 32 anos, está bem cuidado fisicamente, e tenho que ouvir comentadores desportivos a dizer que o senhor não vai aguentar jogar, e já começam a fazer pressão para encostar este jogador, garanto que Lucho está bem para jogar tranquilamente mais 3 anos, porque tem futebol nos pés e na cabeça(que não é para todos) como poucos. Quando joga bem, falam da qualidade que El Comandante tem etc e tal, quando joga menos bem (sim porque chegas a uma idade que não sabes jogar mal) é porque já está a passar do prazo e já nao tem andamento para estar ao mais alto nivel. Deixem disso por favor, quando um jovem joga bem e depois mal, dizem que é falta de experiencia e tal, e falta maturidade, os mais velhos é porque estão a ficar velhos, que tal aceitarem simplesmente que existe jogos que correm bem e outros menos bem.... a qualidade não tem idade!!!

Abraços

Sem comentários:

Enviar um comentário