quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A nossa Selecção, e o futuro preocupante!!!



Bem, tive de esperar pelo jogo de hoje (2h) para escrever sobre a selecção nacional, e a foto sobre a selecção ser somente Ronaldo, diz muito daquilo que vou dizer. Basicamente ests selecção é CR7, já não via uma selecção tão dependente de só um único jogador como vejo agora, ou melhor até me lembro, mas é de uns bons anos atrás, e nessa altura a figura chamava-se Paulo Futre.
Nem vou falar do jogo contra a Irlanda do Norte porque teria somente de falar de 1 jogador, logo está tudo dito, sem dizer grande coisa. Ficou provado que esta selecção com CR7 em campo é meio caminho andado para ganhar o jogo, o problema ás vezes está no resto do outro meio caminho, aqui reside o grande problema, a grande questão, os grandes dramas. E o melhor que podia ter acontecido a esta selecção foi jogar contra uma equipa de TOP como Brasil, mas sem o nosso craque que disfarça e muito as nossa debilidades e consegue equilibrar sempre as contas da balança. Em primeiro lugar para os ainda anti Ronaldo, aqueles portugueses que acham que ele não faz nada na selecção, isto foi um grande abre olhos, sei que alguns vão conseguir manter a mesma inveja, mas sei que alguns já rezam pelo seu regresso. Vou começar por dizer tudo aquilo que penso e não vou ser muito simpático:

1º - Temos um problema na Baliza, Rui Patrício da selecção, é mais fraco, mais inseguro do que o mesmo jogador no SCP, vejo alguém que não tem comando na sua área, não manda na defesa, parece intimidado com os seus centrais, não tem moral para gritar com Pepe nem Bruno Alves.

2º - Defesa: esta defesa estranhamente parece que não tem sintonia nenhuma, e a meu ver o grande problema está na falta de solução válidas para cada lugar da defesa, mas atenção, não digo que não existem soluções, o Mister Paulo Bento é que assim dá a entender, porque vi Antunes a jogar pelo Malaga e sinceramente já podia ter mais minutos na selecção, gostaria de ver Neto a jogar com Pepe, sei que perco nas bolas altas, mas ganho em velocidade, agilidade, e antecipação, para o lado direito temos problema grave, mas até aí era de insistir no miúdo André Almeida (SLB), ou pensar em adaptar alguém Ricardo Costa (Valência) serve para defender. Agora estes meninos sentem que são "Vacas" sagradas e aconteca o que acontecer eles jogam no próximo jogo....

3º Linha média: Começo pelo Senhor Veloso, meti senhor, porque este menino com as bolas nos pés, como construtor de jogo mais recuado é dos melhores que está por aí, qualidade técnica muito acima da média, classe, postura, etc, etc, muito bem quando estamos com bola, o problema é quando estamos sem bola, tacticamente bem, o problema está nos duelos individuais, na agressividade que não coloca muitas vezes em campo, para além de perder muitas vezes bolas divididas, o seu adversário sai da dividida tranquilo, fresco, quando devia sair pelo menos a abanar, isto para mim deixa-me aborrecido, porque acho necessário que um jogador que jogue na posição dele tenha essa capacidade, achando que Custódio deveria ter já mais minutos nesta selecção. Por isso também digo que W. Carvalho é fundamental para esta selecção. convido a todos a rever todos os 3 golos que Portugal sofreu, e vejam o comportamento de Veloso nos golos!
Raul Meireles- Fez um bom jogo contra o Brasil, mas foi a excepção, porque normalmente tem jogado a um nível mediano
Moutinho- Pois é... também é humano, esteve lesionado, não está bem, mas é daqueles que não sabe jogar mal, mas se não está bem, deveria jogar outro. protege-se o atleta e talvez possa motivar outro jogador (gostei desta vez da entrada de Amorim, mesmo a lateral direito teve melhor que o João Pereira)

4º Avançados: Vieirinha, não posso pedir mais, porque dá o que tem, e está a jogar no limite.
Nelson Oliveira - Grandes dificuldades é dizer algo sobre este miúdo, sim tem potencial, mas sinceramente acho que falta escola, deixaram este menino crescer como ele bem queria, como um cavalo selvagem, que resolvia os jogos nas camadas jovens, quando jogava no seu escalão, chega aos seniores, tem grandes dificuldades em jogar em equipa, tanto nas movimentações, tanto com bola.
Nani- Deixei este jogador para o fim, porque já á muito tempo que um jogador não me metia tanta raiva a jogar, gosto deste miúdo, acho que a selecção precisa dele como pão para a boca, mas precisa dele bem, a jogar para a equipa, e este jogo foi vergonhoso, praticamente tínhamos que dar uma bola só para ele, sei que sem Ronaldo ele acho que tem de assumir, mas ele não é CR7, sim é muito bom, mas está a uma distancia considerável do melhor do mundo. E o pior era ver a insistir no mesmo erro, tentou mostrar que sabia bater livres, quando Bruno Alves bate muito melhor que ele, enfim foi uma vergonha, mas até aí percebemos porque Cristiano é o Capitão, é ele que assume as coisas todas e acabou, ninguem reclama, ver Bruno Alves a capitão, e não ter moral para dizer a Nani que ele já tinha batido um livre e que seria ele a bater, fez-me perceber que até nisto CR7 faz falta.

5º e Ultimo - A culpa disto tudo é do Senhor Paulo Bento, respeito as suas ideias, gosto da sua postura de liderança, mas esta selecção não joga nenhum á muito, isso porque passamos a vida a jogar sempre com os mesmos, não temos jogadas ofensivas, ou melhor, temos uma que muitas vezes não funcionam porque existe anarquia na selecção: a jogada em questão é a bola entrar num dos extremos a dar largura, deslocamento interior e lateral passa nas costas. Parece bem, melhor seria se a bola muitas vezes voltasse para a zona exterior para o lateral e daí resultar o cruzamento, quando aconteceu isso (12 min) bola ao poste de Raul Meireles, ou seja foi criado desequilíbrio na movimentação dos jogadores e respeitaram isso. Infelizmente o que acontece é a bola chega aos extremos seja Ronaldo ou Nani (Vieirinha já é diferente, talvez por ter menos moral), e só em ultimo caso a bola é endossada ao tal jogador que provocou o tal desequilíbrio. Ok temos dois extremos que no 1 contra 1 são muito acima da média, e que conseguem provocar eles os desequilíbrios com bola, devem ser motivados? Sim? mas tem de mudar, tem de ser imprevisíveis (sei bem que com bola eles são imprevisíveis), e ao mesmo tempo a equipa ter comportamentos padronizados, que quando sai um ou outro jogador não se sinta a diferença. esta selecção depende tanto dos comportamentos individuais de cada jogador, que torna-se frágil a qualquer mudança, ou seja, esta selecção é forte se aquele 11 base que todos nós sabemos tiver a jogar, e oscila consoante a forma individual de cada jogador. NÃO GOSTO!!!!
Quero e queria ver outros jogadores a jogar, Lica entra aos 82 min, um jogador que tem como característica principal ser agressivo e lutador (e o treinador queixa-se no fim e bem que não houve agressividade....) , Josué porque não joga? Adrien? Aproveite os jogadores que estão com moral em alta por favor. existe alguns amigos que gostam de dizer que tem de ser com calma, não pode ser assim, eu digo o seguinte, isto é a mesma treta de dizer que não se põem um jogador jovem porque ele não tem experiência, ou maturidade, já viram alguém a ganhar experiência sem jogar? Se jogadores que estão a jogar e bem nos seus clubes, alguns que jogam em competições ao mais alto nível (ex: FC PORTO) , não são agora lançado a um jogo amigável, pergunto então quando serão? Quando estiverem em baixo!!????
Enfim..... Talvez vamos ao Mundial, já acendi a vela a São Ronaldo da Madeira e é deixar andar.....


Abraços

Sem comentários:

Enviar um comentário