quarta-feira, 4 de setembro de 2013
3º jornada (Jornada do Derbi Lisboeta) Quando os golos são a imagem das equipas!
Falar desta jornada , é falar do Derbie, e vou desenvolver mais sobre esse jogo. Foi um jogo que estava á espera, SCP bem, mais equipa, com personalidade, com ideias bem claras de jogo, equipa que esta a jogar ao seu nível, ou seja, não fez um jogo do outro mundo, mas sim jogou ao nível em que esta (que é já em bom nível), sim tem potencial para mais, e quase de certeza que vai melhorar, já o SLB ainda esta ainda longe do seu potencial, fez um jogo aceitável, mas denota ainda falta de tanta coisa, consistência no seu jogo, espírito de equipa, organização tanto a nível ofensivo, como defensivo, mas tem os talentos, e foi um dos seus talentos que resolveu parte do problema. Aceito o resultado, e se pensam que vou falar da arbitragem, estão enganados, pelo simples facto que não acho que sejam situações flagrantes, o penalti a favor só Benfica existe, mas me parece que seja justo falar de casos, quando o jogo jogado falou por si. O preocupante mesmo é saber que um clube que investiu mais uma vez uns bons milhões em reforços, já á terceira jornada vê o seu directo adversário a 5 pontos, e todos sabemos o que isto significa (uma coisa é o SLB estar com pontos de vantagem como aconteceu nas duas épocas anteriores, outra é o FCP ter 5 pontos de vantagem....), a pressão é notória, mesmo jogadores de qualidade sentem, os treinadores sentem, os próprios adeptos sentem e promovem essa pressão, pode ser um ano em que toda a estratégia de gestão do clube pode cair por terra.... Adivinha-se dias difíceis, não por falta de qualidade do plantel e do seu treinador, mas sim dos resultados e qualidade de exibições que é esperado.
Desta vez vou destacar o treinador Leonardo Jardim, por parte do SCP, a equipa é coesa, é trabalhadora, disciplinada, rigorosa, e ambiciosa, só tenho a apontar de negativo a entrada tardia de Capel, se esta no plantel, se esta disponível, tem de jogar!
Em relação ao SLB, é fácil destacar quem é a figura, um miúdo Sérvio, o golo que marcou, e a facilidade aparente que ele faz a joga e finaliza chega a arrepiar.... (No meu tempo, se fosse black, diziam que era falsificado.... Ahahahahahah) , este é como o algodão, nao engana, o futebol português vai agradecer por ter este menino por estas paragens, TOP! Para finalizar, a entrada de Tacuara, vai oficializar um problema ao Benfica, o tempo vai dizer o que este acto de gestão foi ou nao algo genial, ou uma catástrofe.....
Quero dar ênfase aos golos, porque acho que os golos representam muito aquilo que as duas equipas são neste momento, o golo do SCP é uma jogada colectiva bonita ( nem vou falar do fora de jogo de cm , porque já li e vi o suficiente e sinceramente ou usam as novas tecnologias ou então esqueçam este foras de jogo), ver a movimentação dos 4 jogadores mais ofensivos do Sporting é lindo, meus amigos isto é trabalho, esta jogada para sair é porque foi treinada á exaustão, e quero salientar isto, porque sei que muita gente vê o lance, comenta que é bonito, mas não sabe como tal acontece e porque a acontece, estas jogadas treinadas, são lances rotinados, e durante o jogo é ensaiada varias vezes essa jogada e a movimentação é feita, só que muitas vezes não sai, mas os jogadores sabem que tem que fazer isso, todos sabem o que vai acontecer e quando sai, dá naquela obra de arte de movimentação ofensiva colectiva, muitas vezes é treinado isto umas 100 vezes para sair pelo menos 1 vez no jogo, e se sair uma ou duas vezes no jogo é bom, é claro que muitas vezes o insucesso dessas jogadas tem muitas vezes o mérito do adversário. Peço a atenção na jogada:
1ª Aproximação de Carrilo para receber a bola, jogador este que já está a dar largura no processo ofensivo, essa movimentação originou o acompanhamento de Cortez ao seu adversário directo, originou logo um espaço na suas costas.
2º Montero que numa primeira fase está a dar profundidade e bem, obrigando os centrais do Benfica a não encurtar distancias , criando também um espaço (onde acabou por entrar o passe), e logo de seguida faz o movimento a solicitar o passe na zona criada (isto é importante, um jogador com a sua movimentação sugerir que quer a bola e como quer a bola, isto é linguagem do futebol, não é preciso falar).
3º Wilson Eduardo, já está a fazer o movimento interior, ficando ligeiramente mais atrasado ( obrigou em segundo que maxi fizesse aproximação a si, o que possibilitou mais tarde Montero aparecer sozinho na zona de 2 poste), dando também opção de passe a Carrilo e numa segunda fase opção de passe frontal a Montero.
4º Tão ou mais importante que os anteriores, é a movimentação de André Martins, deslocamento para o espaço vazio, nas costas de Cortez.
5º Passe para Montero, Passe do mesmo para Martins, movimentação perfeita Fredy nas costas de Luisão (que normalmenten fez aquilo que muitos jogadores fazem, que é olhar para a bola), onde aparece sozinho a finalizar. Facil... parece, mas não é.... dá muito trabalho!
O golo do SLB, é uma obra de arte individual do menino prodígio Markovic, estas jogadas não se treina, ou melhor, o treino destas jogadas é mais o incentivo do treinador ao jogador a assumir e arriscar naquela zona o jogador decidir a jogada, ou seja, quando temos jogadores com esta capacidade individual, temos de dar liberdade de ele criar, temos a obrigação de potenciar ao máximo a sua capacidade de virtuosismo, e temos golos destes, Aceleração, agilidade, controlo de bola em progressão e finalização fria. Não existe muito a dizer sobre este golo, porque garanto que nenhum treinador diz para acelerar ou fintar para esquerda ou direita e finaliza por aquele lado ou outro, é mesmo inspiração do Jogador.
Isto é Funcking Football ( LINDOOOOOOOOOOOOOOO)
Continuando a jornada, só digo que o podemos chegar no fim da primeira volta com o Porto já bem destacado, eu sempre disse, e volto a dizer que esta campeonato esta mais fraco, e este ano corremos o risco de ver o clube do norte a correr a caminho do título bem destacado, cheira-me que a diversão será para os lugares de champions e UEFA.
O Braga merece nota de destaque, pois a ambição desmedida poderá jogar contra, sei que vai ser um clube complicado, ainda mais que ficou fora da Europa, agora resta saber como o ser líder António Salvador vai gerir esta fase de insucesso.
Paços de Ferreira, merece um comentário isolado, e vou escrever... Não será nada de bom.... ;)
Abraços
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário