segunda-feira, 21 de julho de 2014

Copa do Mundo - Parte III - Brasil e Portugal (aos olhos dos Brasileiros)





Olá amigos!


Seguindo a minha aventura, faltou falar de Portugal e Brasil. Curiosamente tiveram muita coisa em comum, ambas acabaram por desiludir, apesar do Brasil ter chegado ás meias-finais, o final foi dramático e histórico.
Tiveram em comum treinadores com uma personalidade idêntica (não é a toa que gostam muito um do outro), ambos escolheram mal os 23, e tinham uma estratégia de jogo muito similar, que era sustentar o jogo da equipa em prol de um só jogador (Neymar, Cristiano Ronaldo).



Vou começar por falar do Brasil.
Primeiro dizer que estava enganado sobre a capacidade de Neymar aguentar a pressão de liderar a equipa, esteve muito bem enquanto foi possível jogar, já os outros jogadores, acusaram bastante o facto de jogarem perante o seu povo.
O Brasil não ser campeão não foi surpresa nenhuma, os próprios Brasileiros sabiam e sentiam que não era a selecção mais forte, nem que a equipa jogava um bom futebol.






Uma equipa que dependia literalmente do talento do seu número 10 Neymar, era como o craque brasileiro fosse o único que tivesse o talento do jogador brasileiro, o resto ajudava no que podia.




 
É aqui que começa o principal erro de Felipão, ao não convocar mais uma ou duas estrelas (Robinho, Káká, Ronaldinho Gaúcho), centrou toda a responsabilidade em Neymar, devia ter protegido o seu menino, trazendo para grupo vedetas mais velhas que iriam repartir o protagonismo com o craque do Barcelona. Daria liberdade ao menino, e dava uma impressibilidade ao jogo Brasileiro. Teres numa equipa só um jogador que consegue criar desequilíbrios é meio caminho para o insucesso. Bastou a selecção encontrar adversários mais complicados e perder o seu mágico que foi a derrocada.
Eu teria certamente convocado o Ronaldinho, e Robinho, e Lucas (PSG) estaria também nos meus eleitos. Faltou magia a esta selecção.





Quando penso no remate à barra de Pinilla, que eliminaria o Brasil, penso que deus foi irónico. Brasil poderia e deveria ter perdido nesse jogo, pois o Chile tinham um melhor conjunto. Mas por forças divinas o Brasil passou. 



Esse jogo serviu para ilibar um jogador Brasileiro, para repor justiça a um Grandíssimo guarda-redes, Júlio César tinham um cruz enorme nas suas costas desde o ultimo mundial, e pode se ver livre dela neste jogo, sai deste mundial com a paz merecida.















A queda do Brasil, acontece com a lesão de Neymar. Meus amigos tenho que vos dizer que fiquei sensibilizado com o tratamento de amor e carinho que o craque teve do seu povo. O que assisti no Rio de Janeiro, na TV e na Rádio, foi uma união de um povo perante um dos seus, que me deixou espantado. Em poucas horas todas as pessoas, anónimos e celebridades estavam a enviar mensagens de melhoras para o seu craque. Eram cantores, actores, políticos, apresentadores, todos deixaram mensagens.






Neymar sofreu uma lesão que iria exigir 6 a 7 semanas para poder voltar a treinar, não estamos a falar de uma lesão grave e houve um movimento no país incrível.

Meus amigos, nós temos o melhor jogador do Mundo e acreditem que não recebeu por parte do povo português nem metade do apoio e carinho que vi Neymar receber do seu.


O resto acho que todos nós sabemos o que aconteceu, foi a desordem total, são todos culpados, e Felipão o principal. Mas levar 7-1 não pode ser culpa só do treinador.
Os jogadores não estavam preparados emocionalmente para esta competição, nunca vi tantos jogadores a chorar a cantar o hino, a mostrar um descontrolo emocional que nunca tinha assistido. Infelizmente foram protagonista de uma historia triste do  futebol Brasileiro.















Para terminar deixar umas palavras sobre David Luiz, que pareceu nos dois últimos jogos um jogador completamente alucinado, sai muitas vezes da sua posição para fazer pressão alta, passa pelos médios, corre atrás da bola que nem um louco criando enumero buracos na defesa. 













Ele nem sempre está ligado directamente aos golos sofridos, mas indirectamente esteve em muitos. Aquele corte que dá o segundo golo da Holanda, só no distrital é que vi algo assim. Continuo a adorar como jogador, mas como já disse antes, é aquele central que dá sempre uma “casa” por jogo, penso que quando tiver 30 anos, estará no ponto.



Falando de Portugal, vou falar somente de como os Brasileiros viram a nossa selecção (Porque nós todos sabemos como foi).
A primeira coisa que me lembro, foi estar a ver um programa na TV Globo, e um comentador foi muito claro (e disse a verdade): “… a equipa de Portugal é muito ruim, Cristiano Ronaldo não pode fazer muito mais…”  e o craque português estava nitidamente limitado fisicamente.



Depois deste comentário, percebi que os Brasileiros percebem melhor da nossa selecção que muito dos portugueses, que insistem em achar que CR7 pode fazer tudo sozinho, e não conseguem perceber a verdadeira realidade da equipa. Tanto os comentadores, como as pessoas dão o devido valor a CR7, brincam com a sua postura metrosexual, mas não tem duvidas em dizer que Ronaldo é o Cara. E Portugal fica por aí, Ronaldo e mais um ou outro que tem qualidade (Ex: Moutinho, Nani). 

Lembro-me de ter comentado com algumas pessoas que em Portugal havia muita gente anti-Ronaldo, todas as pessoas falaram de imediato “manda o cara para aqui”.

Tive muita dificuldade em ter notícias sobre a nossa selecção, não éramos das selecções mais faladas, o que me deixou pensativo, isso porque o inverso não acontece, nós por norma acompanhamos sempre a selecção Brasileira. No dia em que Portugal jogava, falavam um pouco, mas nada do outro mundo. Confesso que senti o nosso país pequenino. Falavam muito da Argentina, Alemanha, Chile, Colômbia, Holanda, Itália… ou seja havia ali o acompanhar selecções que era geograficamente mais próximas, e as naturais favoritas, aquelas que tem historia no futebol mundial. Portugal não é uma coisa nem outra.


Senti que havia pessoas que ficavam satisfeitas por saber que era português e mostravam carinho por Portugal e outras que era indiferente, para não dizer que estavam a torcer contra. Facto que aquele sentimento de país irmão, não senti com aquela força.
Tendo eu origens cabo-verdianas e são-tomense, percebo o que se passou, pois quem já esteve num país PALOP sabe que estes países acompanham muito mais o que se passa em Portugal do que Inverso. 




Futebolisticamente somos selecção sem muita história no futebol mundial, mas tivemos pelos menos 3 jogadores de Classe Mundial.



A última parte será basicamente fotos e imagens de alguns momentos.

Abraços

Sem comentários:

Enviar um comentário