Olá amigos!
Ultima parte da aventura do Mundial no Brasil. É importante reforçar que não conheci o Brasil, mas sim o Rio de Janeiro, e deixem me dizer que ser negro no Rio de Janeiro não é fácil, mas isso iria nos levar para um pouco da historia do Brasil, nomeadamente do Rio de Janeiro, e perceber como surgiram as favelas.
Partilho aqui algumas fotos das minhas férias, do que vivi no Rio de Janeiro, de uma experiência que vou guardar para o resto da minha vida! Muito Haveria para dizer e escrever, mas deixo voçes também escreverem parte da historia, ou seja, estão convidados a ir ao Brasil e perceberem que o Brasil não é um paraíso, mas bem que podia ser (conjunturas), tamanho é a beleza do país.
Apesar de haver problemas sociais, e de ser um país onde os extremos entre pobre e ricos é bastante elevado, estamos perante um povo de fé, acreditam sempre no dia de amanha, acreditam sempre que algo acontece por algum motivo, e que Deus sabe o que faz. Acredito no crescimento e desenvolvimento deste país, porque tem realmente pessoas que não estão acomodados, falam o que sentem, e querem uma vida melhor. Por isso acho que o desaire neste mundial vai ser ultrapassado e na próxima copa serão novamente um dos candidatos.
Adorei a forma como os Brasileiros puseram e nu a FIFA, não gostaram nada de ver o organismo responsável pela mundial, a mandar e desmandar sobre algumas leis do país (ex: proibida a venda de álcool nos estádios, e a FIFA permitiu durante o mundial). Aproveitaram o escândalo dos bilhetes para pressionar e acabar com essa corrupção que existe com a venda de bilhetes, não chegou a Portugal metade do que se passou.
Tenho que referir que nunca vi tantos militares e policias na rua, facto é que sentimos segurança, mas o sinais de insegurança da cidade são bens visíveis, seja no arame farpado que existe em muitas casas, as grades nas entradas dos prédios, os carros com vidros escuros para proteger quem conduz.
Amigos é a loucura andar de Autocarro (Ónibus) ahahhahahahaha! Tem de experimentar, mas não aconselho a maiores de 50 anos.
Nunca vi tanto homem junto, isso porque o Rio recebeu de turistas mais de 400 mil pessoas, só que 68% dos visitantes eram homens.
Adorei ver a relação de amor/ódio entre Brasileiros e Argentinos, chamam de Hermanos, mas detestam os Argentinos, admiram o futebol argentino, mas poderia ganhar todo mundo, menos a Argentina... historias...
Foram bons momentos passados no Rio de Janeiro com o meu irmão, de dia ou de noite havia sempre vida, e tentamos "beber" o máximo possível da cultura brasileira.
Foi engraçado viver a pele de brasileiro a assistir um jogo da selecção. Jogo da selecção tudo parado, todo o mundo tem de assistir ao jogo, rigorosamente bem equipado, existe muita surpestição, por isso o brasileiro como pessoa de fé, tenta fazer o seu ritual (ex: nesta foto estou com um brasileiro que dizia sempre que assistia os jogos com a camisa da Espanha o Brasil vencia, e nesse jogo venceu mesmo a Colômbia).
Seja homem ou mulher, é igual, todo mundo sabe de futebol, todos vibram com a mesma intensidade, é claro que fiquei surpreso de ver tanta mulher a assistir futebol com interesse, e a saber comentar. Ver as lágrimas nos olhos das pessoas, é algo arrepiante, o amor pela sua nação é arrepiante.
Chegam algumas vezes aos extremos. Eu e o meu irmão assistíamos ao jogo Brasil-Chile, num lugar agradável e com amigos, como bem sabem o jogo foi até a decisão das penalidades, mas antes disso a dada altura alguém percebeu que éramos portugueses, já estavam a dizer que tínhamos que sair porque estávamos a dar azar, depois no fim com a vitoria, foi abraços e já diziam que os portugas davam sorte... a loucura!
Ficam imagens retidas, o numero 10 de Neymar, a falta de mágicos na selecção fez com que todo o mundo andasse de numero 10 nas costas. David Luiz a dar mérito a quem tem. As pessoas a jogarem futebol a qualquer hora do dia (mesmo de madrugada)
Foi bom, e termino com um mega Obrigado á Flavia que foi uma pessoa que mesmo passando um momento complicado na sua vida pessoal, teve sempre tempo para nos dar atenção e carinho. Meu Obrigado Flávia (Sofia está incluída logicamente), é extensivo a todas as pessoas que deram um pouco do seu tempo para estar comigo e o meu irmão nesta aventura no RIO de JANEIRO. MUITO OBRIGADO!
Sonho concretizado, já posso morrer.... naaaaaaaaaaaaaaaaa.... 2018 é já ali na Rússia... porque não... ;O)
Abraços


Sem comentários:
Enviar um comentário