Olá amigos,
Ontem fiz questão de ir ao Estádio Nacional, apoiar a nossa selecção, sendo o ultimo jogo de preparação em solo nacional, queria ver como a equipa iria funcionar, esperando que os nossos jogadores dessem aos adeptos uma vitoria.
Não escrevi sobre a convocatória de Paulo Bento, mas deixei passar até este jogo para perceber o que o seleccionador tinha em mente, e dar uma chance. Mas hoje vou falar um pouco.
Jogo foi morno, sem sal, e para ser sincero ficou mais duvidas do que certezas. É claro que a culpa não foi só de Portugal pois a Grécia apareceu no Jamor e pouco mais quis com o jogo. Sei bem que uma equipa por vezes joga aquilo que a outra deixa jogar, mas não foi o caso, Portugal não foi assim tão pressionante para que os gregos não conseguissem jogar, e os gregos não pressionavam, apenas fechavam espaços.
Logo não foi possível perceber bem alguns aspectos organizacionais da selecção, william não começou bem, e perdeu algumas bolas quando foi pressionado (o que me deixa a pensar como seria se os gregos fossem um pouco mais pressionantes), teve Veloso lado a lado o que facilita na circulação de bola, mas verticalmente raramente um dos dois fez movimentos (facilitou a organização grega). Se quisermos jogar com 2 médios defensivos, precisamos de outra mobilidade tanto dos alas como do avançados, coisa que não existiu. Ou então tirar um dos avançados e colocar um criativo á frente desses dois médios (é a minha opinião).
Quando vi o sistema de jogo, e tentava perceber o porquê de o 4-4-2 clássico e não o 4-4-2 losango (que as pessoas gostam de dizer que é um sistema que Paulo Bento gosta e percebe), pensei logo na mudança feita por Ancelloti no Real, mudança essa efectuada para resguardar Ronaldo, e poupar nas tarefas defensivas, CR7 deixou de ter de acompanhar o lateral ficando mais disponível para atacar, e em vez de ter de fazer sprint longos atrás do lateral, faz um pequena pressão no médio defensivo adversário.
Paulo Bento não inventa, é conservador, é inteligente ao ponto de aproveitar o que de bom é feito pelos outros treinadores (o tal Losango do SCP, foi aproveitado), e neste caso acho que tentou perceber como a equipa funciona neste sistema. Facto é que a equipa depende de Ronaldo, e tudo será montado (é bem pensado!) para potenciar o nosso craque, o resto, é o resto... é para ajudarem!
O sistema é capaz de funcionar com Ronaldo em campo (todos os sistemas funcionam melhor com CR7 em campo), o que acontece é que sem o melhor do mundo, este sistema não funciona mesmo, pois a mobilidade dos nossos avançados tirando Eder é muito pouca (começo aqui o meu primeiro lamento, Bébé deveria estar aqui, tem mobilidade para jogar neste sistema, pois o Paços acabou a época a jogar assim, e pode também jogar na linha, oferecia imprevisibilidade).
Apesar da Grécia ter vindo passear até aos 75 min, este seria um bom jogo para testar a equipa nacional no que toca a assumir um jogo, a necessidade de ter que marcar e criar oportunidades. A realidade é que tivemos poucas oportunidades (a Grécia conseguiu ter menos um ou duas) de golo, muitas dificuldades em criar desequilíbrios, e isso acontece porque temos poucos jogadores com essas características (o meu segundo lamento, Quaresma tem mais do que lugar nesta selecção, e o Danny faz muita falta).
O lado bom, é que podemos contar com Nani, que sinceramente para mim não é novidade, pois a qualidade dele é enorme, e mesmo em baixo tem sempre lugar nesta selecção. Pode e vai dar muito mais.
Os adeptos foram brutais, apoiaram a equipa do principio ao fim, não houve assobios, estiveram 33500 pessoas todas de corpo e alma com a selecção (mereciam um golo para poderem gritar).
Para finalizar, aquilo que percebi ontem, foi o sentimento de Antunes, provavelmente o mais injustiçado. Já falei de André Almeida, acho que a sua polivalência é sempre algo positivo, não me faz confusão ele ser alternativa como lateral direito, agora como lateral esquerdo.... Antunes é muito melhor. Se puderem ver o jogo novamente percebem que André Almeida (é inteligente) defende-se quando está na esquerda, e faz mais um apoio em cobertura ao médio, e passa poucas vezes nas costas (fez uma vez, e até cruzou bem de pé esquerdo), acho que até neste aspecto perdemos alguma capacidade ofensiva pelo lado esquerdo.
Muito mais poderíamos falar, mas vamos ter fé e apoiar!
Bem amigos, vamos torcer pela rápida recuperação de Cristiano Ronaldo, pois com ele valemos 4 vezes mais (remate muito mais, acelera muito mais, acredita muito mais, ambiciona muito mais, ele é muito mais em tudo, seja em jogos a sério ou amigáveis).
Abraços,














Muito bem explicado e ilustrado :) adoro especialmente a foto dos fãs :)
ResponderEliminar