Boas meus caros,
Jornada de Clássico, naturalmente esperamos um bom jogo, nem sempre acontece, mas este foi sem duvida uma boa propaganda para o futebol. Não houve casos, os jogadores estiveram em campo preocupados só em jogar futebol, e foi por isso que tivemos um excelente espectáculo entre duas equipas que jogaram para ganhar
Tive a oportunidade de ouvir e ler alguns comentadores, e já estava à espera de ouvir sobre o SCP a tal falta de maturidade e experiência. Eu não estou de acordo, SCP perdeu por falta de qualidade individual de alguns jogadores, este foi sim foi a grande diferença. A defesa toda do FCP, é melhor que a do SCP, o trinco é melhor do que o do Sporting ( atenção que W. Carvalho fez um belo jogo, e continua a confirmar toda a sua qualidade, mas Fernando ainda é melhor), e vou ficar por aqui, porque foram estes senhores do sector defensivo que resolveram o jogo. Dois Golos do FCP, o 1º e o 2º tem acção directa dos laterais portistas. Mas a grande questão aqui está na incapacidade defensiva do SCP, que defende bem colectivamente, mas individualmente não são bons o suficiente, Maurício e Rojo, são os grandes responsáveis pela má exibição defensiva. O penalti é escandaloso, tamanha é a idiotice cometida pelo central brasileiro, à muito tempo que não assistia uma falta dentro da área com tanta nitidez e tanta clareza, é um pau tão grande, que fiquei com medo que ele próprio saísse lesionado. O 2º golo e 3º existe uma falta de agressividade de Rojo que é assustador, então no 3º golo, não posso admitir que um central perca um lance de cabeça com Varela. Isto tudo resume-se a atitude, a vontade, concentração, ambição e qualidade. É por isso que o FCP vence mais vezes, é por isso que é campeão, pois nas alturas certas mostra sempre que é a melhor equipa, e não facilita.
SCP- apesar da derrota, é notório que é uma equipa consolidada, com ideias claras, com identidade, com os seus princípios de jogo bem definidos, estou convencido que seria um bom jogo para Vítor, e mais uma vez Carrillo continua uma nulidade, aparece de 5 em 5 jogos em quase sempre em jogos de grau de exigência baixo, jogos grandes, jogos que é necessário um pouco mais, nunca aparece. Por esse motivo, não compreendo a opção de deixar Capel no banco, é para mim o único erro que tenho a apontar a Leonardo Jardim.
FCP- Igual a si próprio, equipa sempre concentrada, e motivada, quando precisou de acelerar o jogo fez, quando tinha que pressionar fez, resumindo, fez o jogo necessário para vencer, mas teve de fazer um jogo de qualidade, o SCP assim obrigou, teve de defender bem, teve de atacar bem, e com toda a justiça venceram o jogo. Palavra para Silvestre Varela, que muitas vezes é apontado como o patinho feio, mas é claramente um dos melhores jogadores do FCP, extremo com agressividade, com poder físico, com chegada nas zonas de finalização, é um jogador de qualidade, menosprezado no FCP como na selecção nacional.
Deixo aqui esta imagem, só para dizer que isto é feio, é por isso que não vou a assistir a jogos grandes, e as autoridades continuam a ser coniventes com estas situações, estão à espera que morra alguém para tomar medidas drásticas.

O resto da jornada é marcada pela vitoria do SLB, que cumpriu a sua obrigação. Coloco a foto de Ivan Cavaleiro porque é a imagem deste novo Benfica, ou seja, simboliza a ambição, o trabalho, a humildade, fico feliz por ver um jovem valor a ter a sua merecida oportunidade. Mais existem com qualidade, resta saber se este menino é a excepção, ou será uma regra.
Para finalizar, temos aqui dois senhores que tem muita coisa em comum, ambos foram ex jogadores de futebol, ex internacionais, estreantes como treinadores de futebol, ambos despedidos. Isto exige uma reflexão, perceber como conseguiram esta oportunidade, que muita treinadores ambicionam, mas que é de difícil acesso. Treinadores com mais anos de profissão e com trabalhos de qualidade, não conseguem ter esta oportunidade. Reflectir porque falharam neste capitulo? Quem apostou nestes nomes, porque o fez? Que tipo de preparação e formação tiveram? E já agora, que futuro será destes senhores?
Abraços






















