sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Começo de nova Época - Pequena Analise de SC Braga e SCP


Vou começar a fazer uma pequena analise sobre Braga, SCP, Benfica e Porto.... Confesso que só podia falar destes 4 clubes, porque também foi os que passou mais na tv... Mesmo assim tudo o que possa falar , terá alguma especulação, e sei que poderei errar e muito.
Braga  resolveu fazer uma lavagem no seu plantel, ou seja, achou por bem terminar um ciclo fantástico com alguns jogadores, e rejuvenescer a sua equipa. Em primeiro lugar, contrataram um novo treinador ( fui contra a saída de Peseiro, mas Jesualdo tem mais que capacidades), alguém competente, e com experiência, acertaram na escolha. Pelo que vi, acertaram em algumas contratações,  vou dar destaque a Salvador Agra , um jogador que admiro pela alta intensidade que emprega em todas as jogadas, Rafa, agradável surpresa, tem muito futebol nos pés e na cabeça, 
Edinho, acho avançado boa qualidade, Pedro Santos, depois de ter sido a figura do Setúbal a época 
passada tem tudo para vencer no clube. Pelo que vi, temos uma equipa organizada, equipa com a imagem do seu treinador, gosto muito de ver Alan a jogar no centro do terreno a apoiar o avançado, e um jogador que tem óptima chegada na área, controla bem os ritmos do jogo, e tem golo no pé, tenho ainda algumas duvidas na dupla de centrais. Uma equipa com tantas mudanças, corre sempre o risco de as coisas não correrem bem logo de inicio, e num clube que esta a de certa maneira a forcar o seu estatuto de clube grande, não acho que esse seja a melhor estratégia, julgo que deviam continuar a meter a pressão nos 3 grandes, e continuarem confortáveis como equipa sensação..... Estou muito curioso em ver esta nova versão do SC Braga. Acho que para o campeonato nacional vai discutir com o SCP o lugar no pódio.  Vou apostar que o SCP fica a frente somente porque estará a jogar só para o campeonato nacional, o focus do Braga estará mais disperso por causa da liga Europa, e o estatuto europeu que certamente pretende manter.


SCP,  principal rival do SCB para um lugar no pódio, esta a passar um dos piores momentos da sua vida, vivendo ainda da sua grandeza histórica, ainda tem forca para construir uma equipa competitiva. A estratégia a adotar por este clube só pode ser virada para a formação, temos alguns exemplos de sucesso com essa estratégia ( Ajax, e como expoente máximo o FC Barcelona), confesso que fiquei contente por ver os miúdos a jogarem bem, e sem medo de assumirem o jogo. Defendo estratégia, porque para além da qualidade que este miúdos tem, a nível mental já estão habituados a jogar para ganhar, já sabem q tem de assumir o jogo, sabem reagir a adversidade, sim cometem erros, como todos os outros, e falta experiência, algo que  se resolve facilmente dando minutos a esses jogadores. Infelizmente, aquilo que parece ser política de apostar na prata da casa, é algo pontual, pois não percebo as contratações de Maurício, de Gerson Magrao, de Welder, etc..... O que devia ser uma filosofia do clube, acho que e somente uma estratégia pontual. Mesmo assim já temos visto bons jogadores em ação, Dier, W. Carvalho, Semedo, Esgaio, W. Eduardo e João Mário, etc. Acho que falta no plantel, jogadores  desequilibradores, jogadores fortes no um contra um, jogadores que consigam rasgar com bola, pois os melhores jogos que pre época feito pelos leões, foram contra equipas boas, equipas que não ficam atras e discutem o jogo pelo jogo,  denoto que podem ter dificuldades em certos jogos contra equipas muito fechadas, dai achar estranho a situação de Diogo Salomão, faltam mais jogadores para as alas.  O treinador é de qualidade, pessoa certa para este projecto (Jesualdo também reunia as capacidades), colocou a equipa a jogar de forma realista, coesa, e disciplinada, estou convencido que vai fazer bom campeonato. O facto de somente jogar para o campeonato nacional pode ser mais valia para p SCP, a equipa somente tem de focar em duas competições internas ( campeonato e taça) .
Para terminar, falar de Bruno de Carvalho , o novo líder, confesso que existe certas coisas que gostos e outras não, e uma das que não gosto é o facto de estar presente no banco de suplentes,  existe uma dinâmica um espirito de grupo que quebra com a sua presença no banco, existe por vezes relação entre jogador treinador que naquele momento, na altura do jogo, quando é a valer, é de certa forma  "violado"..... Não me parece que seja algo positivo, o tempo dirá.... nem vou comentar os casos dos jogadores despromovidos por receberem bem por culpa do próprio clube, pois já escrevi sobre este assunto....


Abraços

1 comentário:

  1. Relativamente ao SCP, não me parece que a entrada de Magrão, Maurício e Welder signifiquem que a aposta na formação é uma estratégia pontual. Bem pelo contrário. Eu encaro-as com o preencher de lacunas que o plantel tem, com jogadores que facilmente abrirão espaço para os jovens aparecerem. As próprias durações dos contratos assim o indiciam (1 ano com outro de opção para Magrão e Welder, Maurício não tenho a certeza).

    A aposta do Sporting na formação, vai muito para além do que é visível na equipa principal. Não só temos miúdos na equipa principal (no 11 inicial devem estar Patrício, Cedric, Dier, William, André Martins e Adrien - 3 gerações diferentes de juniores aqui representadas) como temos muitos miúdos que podem e vão aparecer sobretudo da fornada de 1993-1994 (de repente lembro-me de João Mário, do cota Zezinho, Esgaio, Iuri Medeiros, Chaby, Betinho, Tobias Figueiredo, Rúben Semedo, Kikas - o segredo mais bem guardado da nossa formação - e dos mais novos destaco para já Ponde, Carlos Mané, Pondence e Luís Ribeiro para mim o substituto natural de Rui Patrício. Ainda temos as incógnitas Bruma e Illori). Está aqui o futuro do Sporting e portanto não vale a pena adquirir jogadores que representem uma linha de continuidade para o SCP.
    Quanto ao Presidente, uma frase: "Não é bonito, mas tem que ser feito". Até mais ver, o SCP não deixou de pagar o ordenado aos jogadores. Simplesmente os mesmos não constituem mais valias desportivas para o clube, como se viu nos últimos dois anos, não representam o futuro do clube e portanto não devem tapar a evolução de outros que lá estão e que precisam de minutos na sua natural etapa de evolução. Nada substitui ter ritmo de jogo. A posição do clube é: Estão no mercado, não porque ganham muito, mas porque não acrescentam nada (ponto número 1), depois, efetivamente ganham muito e portanto devem procurar alternativas para o seu futuro (tal como o clube o tenta fazer). Não acredito em Messias, gosto do estilo do presidente, mas não me parece perfeito. A sua maior virtude é que não parece andar aqui para se servir do clube mas sim para servir o clube. É Sportinguista de gema (ng tem dúvidas) e com o pouco que tem explica claramente aos sócios o que pretende fazer, como o pretende fazer e quando o pretende fazer. Enquanto sócio nunca me senti tão esclarecido quanto ao rumo que o clube vai tomar e isso é positivo.

    Depois, realmente é um tipo que aparece muito, a presença no banco seria uma mais valia se calhar num plantel com tubarões e não com miúdos (digo eu... a minha perspetiva é que é mais fácil impor respeito a meninos de 19 anos que a tipos que ganham rios de dinheiro e que acham que não precisam do clube para nada - mas é uma conjetura) e fala demais das arbitragens. Mas o saldo é naturalmente positivo.

    Quanto ao Braga, tem tido épocas muito interessantes, mas já o vi bem mais perto do título que agora. Lembro-me que o Boavista andou 10-15 anos a crescer até chegar ao título. O Braga chegou lá perto muito rápido (inclusive teve uma final europeia), e agora tem vindo a afastar-se desse lugar paulatinamente. Tem um plantel bom (indesmentível), tem um líder muito forte (António Salvador), uma boa equipa técnica com títulos no CV.

    O ano passado ganhou um título (a Intertoto para mim não conta... é um título que ng quer ganhar) e desconstruíu. Vamos ver como se sai. O que me parece é que não é com esta base que a equipa vai crescer, solidificar e tornar-se um grande. Qual é o futuro do Braga? Contratar? Há petróleo em Braga? Formação? Não é um clube com essa tradição, ao contrário por exemplo do vizinho Guimarães embora a recente onda de sucesso do clube possa servir para atrair jovens de qualidade aos seus escalões de formação (A aposta deveria ser essa, mas não tenho conhecimento de causa para dizer se o está a ser feito ou não - Mas lembro-me que o SCP foi ao norte buscar Hugo Viana, Simão Sabrosa e André Martins, por exemplo... O Braga agora terá condições para segurar talentos dessa natureza e depois fazê-los explodir - a ver vamos).

    ResponderEliminar