sábado, 3 de agosto de 2013

Juízo sobre a Pré-Epoca




É preciso ter muito cuidado com o que se diz, e o que se escreve nesta altura. Dou por mim a ouvir vários comentários sobre a equipa A ou B, e muitas vezes esses comentários são exagerados, tanto para o bem como para o mal.  Esta fase é uma das fases mais complexas da época desportiva, é importantes as pessoas saberem muita coisa, e terem a informação total das equipas para perceberem o que se passa para emitir opiniões mais sustentáveis. Um dos principais erros recorrentemente cometido pelas pessoas, é simplesmente olharem para os resultados finais de um jogo amigável, mesmo assistindo o próprio jogo, aquilo que vemos tem muitas variáveis que nós não sabemos, mas que são muito importantes para perceber o que realmente está a acontecer.
Primeira situação que temos de pensar, é a quanto tempo essa equipa está a treinar, e já agora o tempo do adversário (grau de dificuldade do mesmo, campeonato onde joga, etc,), saber também se a equipa adversária tem alguma jogo oficial nos próximos dias. Muito importante é saber se a equipa tem ou teve treinos no próprio dia, e que tipo de treino teve (este dado é o mais difícil de saber mas é dos mais importantes), existe mais informações que nós não temos acesso mas que podem influenciar bastante um jogo amigável. Muitas vezes vemos equipas muito fortes na pré época, isso não implica que estejam preparadas para começar a época desportiva, o planeamento da pré-epoca difere de equipa para equipa, numero de treinos, tipo de treinos (cargas físicas, intensidade, etc., etc.), cada treinador tem a sua ideia….  Muitas vezes estamos a ver um jogador a cometer muitos erros, a jogar mal, mas esquecemos que pode existir um plano por trás, alguém que planeou que determinado jogador tem de jogar x minutos, e não estão preocupados tanto com a exibição do atleta, mas sim cumprir um certo plano, ter um certo tipo de tempo de treino em jogo. É a altura onde existe grandes diferenças na condição física dos atletas (muito por causa das férias dos jogadores, pois cada um sabe o que fez ou não fez nesse período).
Concordo que dá para tirar algumas notas, perceber algumas ideias, perceber o potencial de uma equipa. Mas nem sempre o que parece é, nem sempre o jogador que brilha nesta fase é o que vai brilhar durante a época.
Por isso eu nesta fase tento ver algumas coisas, mas não quero já formar uma opinião sobre o valor de uma equipa, nesta fase prefiro tentar perceber alguns pormenores técnicos e táticos dos jogadores e das equipas, sabendo que a minha margem de erro é muito maior. O período da competição é que revela tudo, é a altura em que não dá mais para inventar, em que as coisas são a doer, onde o espaço para errar é diminuto, aí sim, já ninguém esconde nada, as cartas nas mangas começam a saltar, e os melhores aparecem mesmo e os menos bons são esmagados….


Abraços

Sem comentários:

Enviar um comentário