quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Liga dos Campeões - Brilhante (e) Incompetência



Olá Amigos,


Como falei à dias, voltou a melhor competição do mundo, e nesta época temos 3 equipas portuguesas a participar.
Aconteceu todos os resultados possíveis, tivemos uma brilhante vitoria do FCP, um empate e uma derrota do SCP e SLB que revelaram incompetência destas duas equipas de Lisboa.




Vou começar sobre o lado brilhante desta 1º jornada, FCP foi altamente competente. Só tenho elogios a fazer ao clube do Norte. Em primeiro lugar a estrutura que depois de uma época desastrosa, rapidamente trabalhou para voltar ao seu nível.  Tudo começou com a contratação do treinador, que teve tempo para conhecer a realidade do clube, ver a equipa em acção na época anterior, e afinar a estratégia.
Contrataram muitos e bons jogadores, revelando um óptimo trabalho de scouting, e mais importante é terem identificado o que precisavam para a equipa.
Depois temos um treinador com ideias claras, objectivas, e vou pegar no caso do Quaresma quando disse que não estava a espera de ficar no banco, eu digo que com este treinador todos os jogadores tem de estar preparados e á espera de jogar. Já provou que conta com todos os jogadores, e que tudo depende da estratégia que deseja para cada jogo.


Já li muitas pessoas a falarem da qualidade do adversário, e tem razão, mas até nisso dou os parabéns ao Porto, pois as grandes equipas, as equipas sérias e competitivas não facilitam, se o adversário é mais fácil, a obrigação é ganhar e de forma clara, e foi o que aconteceu ontem no estádio do Dragão, uma lição ao que se deve fazer quando se defronta uma equipa que teoricamente e na pratica é mais fraca.

Bravoooooooooooooooooooooooo!!!


Agora a Incompetência:

Primeiro o SLB, que teve um jogo complicado, com um bom adversário, perde o jogo com justiça, e pela incompetência de dois jogadores, Jardel e Artur. É claro que não posso responsabilizar só estes dois jogadores, porque a realidade é que já toda gente sabe a qualidade destes dois jogadores, logo haver falhas não é novidade. A incompetência aqui é de quem sabe que vai estar numa competição como a Champions League, e que sabe que vai ter de entrar nesta competição com jogadores desta qualidade. 















O SLB e o seu treinador sabem bem que tipo de jogo praticam, sabem bem que precisam de um central que tenha outra capacidade técnica, também sabem que Artur não é um guarda-redes fiável. Por esse motivo esta derrota tem vários responsáveis... Falar de atitude nesta competição é bonito, mas não resolve, o que vale mesmo é qualidade aliada a atitude.



O caso do SCP, é gritante... O Sporting sabia á muito tempo que iria ficar nos 3 primeiros lugares, que iria garantir pelo menos a possibilidade de tentar o acesso a liga dos campeões, logo teve tempo mais do que suficiente para procurar e estudar alternativas válidas para o plantel. Não era preciso ser um génio para perceber se o SCP tinha 25% do passe de Rojo, que a probabilidade deste jogador sair era maior que a dos outros. Se as pessoas sabia que na dupla de centrais da época passada o elo mais fraco era Mauricio, e esta época ao entrar na champions league, o natural era encontrar um central que seja melhor que o Brasileiro. E aqui começa a incompetência... claro que não sei o que Rabia vai render, mas a grande questão é saber como é feita a procura dos jogadores, que critérios foram utilizados para contratar Rabia e Sarr, se quando contratam pensam no estilo de jogo que a equipa vai ter.  SCP tenta jogar num bloco alto, com centrais pouco rápidos, vejo uma zona central débil e um William Carvalho com uma participação mais activa no jogo (tem liberdade de sair da zona 6) ao invés de preocupar em ajudar mais a os centrais.
Mauricio e Sarr não "casam", dois jogadores muito idênticos, e com as mesmas deficiências.
SCP empata um jogo com uma equipa fraca, falham mais uma vez na estratégia de jogo, falhas individuais tanto defensivas como a nível ofensivo, e como equipa, ainda não funciona como um bloco forte, sem capacidade de gestão de  jogo.... ou seja é um somatório de falta de competência.


Palavra para Nani, que parece que anda sozinho. Os jogadores do SCP, e todas as pessoas tem de perceber que é preciso aproximar ao nível do internacional português, aproveitar esta época para elevar os níveis de qualidade individual e colectiva. Tem em Nani um exemplo, não é ele que tem de baixar para se enquadrar na equipa, mas sim todos os outros devem subir o nível, só assim o clube e a equipa poderá passar para um patamar superior.


Abraços  

Sem comentários:

Enviar um comentário