domingo, 28 de julho de 2013

O Primeiro a Sorrir.



Ontem começou os jogos a sério, primeiro grande jogo a valer alguma coisa. Confesso que vi o jogo por partes, já que estava a tentar ver outros jogos, mas facilmente passava mais tempo a ver este grande jogo. Primeira expressão que posso dizer da qualidade do jogo é, dammmm!!! Depois Jasussssssssssssssss!! Que qualidade, que intensidade. Primeiro jogo oficial destas duas equipas e já estão com este andamento, Lindo!
Acho que já não preciso de fazer campanha sobre o futebol Alemão, já todos sabemos a qualidade do mesmo, vou é continuar a minha campanha pro Borussia, estamos a falar de um clube que criou uma estrutura bem organizado, e sustentável, onde a primeira grande medida foi escolher o líder para o seu projeto futebolístico, e dar tempo ao mesmo para criar o que agora assistimos.  Estamos a falar de uma equipa que não depende de 1 jogador, pois não consegue manter as suas joias, mas o coletivo, a identidade da equipa, o espirito de família, está sempre presente, não existe milhões que roubem isso, não existe milhões que comprem isto.  Meu grande respeito, vai ainda da maneira humilde, e consciente como funcionam, e como o seu líder (treinador) Jurgen Klopp, encara as limitações do clube, aceitou de uma maneira profissional a saída de Gotze, já informou que o avançado de classe mundial  Lewandowski vai sair no final da época e possivelmente a custo zero ( até aqui vemos a diferença de mentalidades, preferem ficar com o jogador mais uma época, do que efetuar uma encaixe financeiro, ou seja,  estão mais preocupados com a vertente desportiva, em ter uma equipa competitiva, do que  encher os cofres do clube…. Isto dá que pensar….).
Primeira grande teste tanto para o Bayer como para o Borussia, e esta equipa do B. Do-outro-mundo, passou com nota máxima. Estou convencido que Don Pep não foi inteligente, ou melhor, a afirmação que deu na antevisão deste jogo, quando afirma que não tinha desculpas se eventualmente perdesse este jogo, colocou pressão na sua equipa, e ao mesmo tempo motivou a equipa do BD, consigo perceber a mensagem que tentou passar para a sua equipa e adeptos, provavelmente achou necessidade de ter esse discurso já que está no clube que venceu tudo o época anterior, a meu ver faltou prudência, só quem não viu este BD a jogar é que pode achar que é favorito num só jogo. Sim tem o plantel mais forte, é favorito numa competição longa, mas numa só partida….. hummmm!!!  Ver Pep Guardiola no final do encontro a assumir a derrota com fairplay , sempre falando em Alemão ( acho que é uma lição para todos os profissionais que jogam num país que tem outra língua, acho que devem ao menos tentar falar a língua do país onde trabalham), mostra também a qualidade deste grande treinador, que tem um enorme desafio em Munique.

Respect Borussia Dortmund.

Abraços


3 comentários:

  1. Este Borussia é mesmo de outro Mundo!

    ResponderEliminar
  2. A equipa do Pep é Bayern, não Bayer :P
    Salvo a questão do dinheiro por causa das transferências, isso só se deve ao facto de não precisarem de dinheiro como a maior parte dos clubes, concordo com a crónica.
    Abraço

    ResponderEliminar